O que faz um celebrante de casamentos?

Quando pensamos em cerimônias de casamento logo vem a mente as tradicionais celebrações em uma igreja deslumbrante com um padre ou um pastor amigável que faz aquelas declarações convencionais que fazem parte de todas as cerimônias, pois o script não permite a eles fugiram desta rotina padrão. Lembramos também das belas festas que são incríveis e cheias de alegrias com todos reunidos festejando a ocasião mais feliz na vida dos noivos. Mas o que faz um celebrante de casamentos? Ele atua em qual parte do casamento? Vou explicar para você de uma forma simples: O celebrante de casamento é o responsável pelas palavras proferidas durante a celebração do casamento. Sendo bem direto, o celebrante de casamento é o profissional que oficializa a celebração.

Podemos chamar os padres e os pastores de Celebrante de casamentos?

Em tese, quem realiza a cerimônia é em si um celebrante, pois está declarando as palavras que oficiará a união dos nubentes. Entretanto, existe uma diferença entre cada um destes:

O Padre:

A celebração realizada pelo padre segue um rito bem tradicional que é costume na maior parte do mundo. O script que é seguido é padrão, ou seja, independente de onde você vai se casar, cidade ou estado, terá sempre o mesmo estilo de cerimônia. Se você gosta manter a tradição religiosa católica, certamente ficará feliz neste modelo de celebração

O Pastor:

A diferença neste modelo de celebração é bem evidente, já muda de forma significativa a maneira de realizar a cerimônia. Apesar de manter o rito tradicional de entrada dos noivos e padrinhos e pais, a maneira como é celebrado em nada lembra a tradicional realizada pelo padre. Isso acontece porque o pastor dá um tom de culto evangélico, mantendo as rotinas de orações e bençãos para as alianças, sendo que não há um tempo mínimo para a duração da mesma. Em alguns casos a celebração do casamento chega a durar até duas horas e meia. Este pode ser um problema, visto que, nos casos que demoram muito, os convidados que não desfrutam da mesma fé certamente ficarão exaustos com a demora e podem ir embora antes mesmo de terminar a celebração.

O Celebrante Profissional

Como o nome já mostra, o celebrante é um profissional que mantém a neutralidade religiosa e com isso consegue atender a todas as religiões se isentando de ritos tradicionais de cada uma. O celebrante de casamentos em sua maioria são oradores e tem total domínio do que é falado. Os profissionais estudam e se preparam para oferecer uma cerimônia de acordo com o que os noivos buscam. Podem incluir conselhos bíblicos ou serem totalmente neutros quanto a religião. Estes normalmente elaboram uma cerimônia que dure em média de 20 a 30 minutos, Estudos mostram que uma celebração que dure um tempo a cima de 30 minutos pode perder o sentido e a beleza esperada para a celebração.

Outro fator que difere o celebrante profissional dos representantes religiosos é o fato destes poderem se locomover até o local escolhido para a cerimônia, mesmo nos casos em que a cerimônia e festa acontece em casas de festas, chácaras ou mesmo na praia. Além de personalizar a cerimônia de forma a dar um toque único, que tenha a personalidade dos noivos.

O Celebrante De Casamentos Participa De Alguma Parte Da Festa?

Não é raro os casos em que os noivos adicionam uma cláusula no contrato para que o celebrante também atue como mestre de cerimônias na festa até a tradicional dança dos noivos liberando-o em seguida. Apesar de não ser raro, não é papel do celebrante de casamento atuar como mestre de cerimônias, então, caso você tenha em mente fazer algo semelhante em seu casamento, converse com o seu celebrante antes para saber dos valores relativos ao serviço adicional.

O Celebrante De Casamentos Tem A Obrigação De Levar Equipamentos Sonoros?

Normalmente aparelhos como microfone, caixa de som, ou outros equipamentos que poderão ser usados na festa ou durante a celebração de casamento, não fazem parte das responsabilidades do celebrante. No geral o serviço de Celebrante de Casamentos, limita-se a realização da cerimônia. Podemos dizer que, tudo o que envolve som, música ou equipamentos sonoros dentro do evento, não estão inclusos no trabalho a ser realizado pelo Celebrante de casamentos. Para este serviço será necessário a contratação de um Dj ou uma empresa especializada em equipamentos sonoros para festa ou eventos.

Mas E As Músicas Que Vão Tocar Não Fazem Parte Da Cerimônia?

Para uma cerimônia acontecer é necessário a presença de diversos profissionais que compõe todos os momentos importantes da ocasião. As músicas são de responsabilidade única e exclusiva do Dj. A este cabe o dever de fazer tocar todas as músicas na entrada dos pais, padrinhos e naturalmente, os noivos. Ele fica responsável por todas as músicas tocadas durante e depois da cerimônia, bem como a aparelhagem sonora para o ambiente.

Se você está procurando ou desejar saber mais sobre este tipo de cerimônia realizada por um celebrante de casamento eu vou deixar este outro post que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre este papel tão importante em uma celebração.

Gostou do artigo? Então compartilha com os amigos!

error: O conteúdo está protegido!
Open chat
1
Posso ajudar?
Seja bem vindo(a) aqui na Celebrante de Casamento!
Se tiver alguma dúvida sobre O que faz um celebrante de casamentos? será uma satisfação responder.
Powered by